segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A actividade "Cadeiras para que te quero" continua a ter muitos participantes! As crianças que visitam o Centro de Artes Tradicionais conhecem a cadeira da saudade e a cadeira malcheirosa! Inscreva já a sua escola, pois esta actividade pedagógica termina no início de Dezembro.

domingo, 29 de novembro de 2009

Exposição temporária "Artesanato de Nisa"

Informamos os nossos visitantes que a exposição temporária "Artesanato de Nisa - Ponto por Ponto, Pedra por Pedra", patente no Centro de Artes Tradicionais até 29 de Novembro, foi prolongada até 8 de Dezembro! Aproveite esta oportunidade se ainda não conseguiu apreciar até hoje a beleza do artesanato genuíno do Norte Alentejano.

sábado, 28 de novembro de 2009

Aplicações em feltro

Venha conhecer as aplicações em feltro de Nisa expostas na temporária do Centro de Artes Tradicionais.
HOJE À TARDE
ARTESANATO AO VIVO
NO CENTRO DE ARTES
TRADICIONAIS
JOAQUIM JOSÉ SERRALHO
MÁQUINAS AGRÍCOLAS DE CORTIÇA EM MINIATURA

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alteração na Sessão de Artesanato ao vivo de 28 de Novembro

Por motivos alheios ao Centro de Artes Tradicionais, informamos que a artesã Helena Costa, da Oficina de Tecelagem de Mértola não vai puder participar na próxima sessão de Artesanato ao Vivo, conforme estava previsto.
Por este motivo, foi substituída por Joaquim José Serralho, artesão de Montemor-o-Novo que cria máquinas agrícolas de cortiça em miniatura. Desde os seus 9 anos que Joaquim Serralho trabalha nesta arte: faz o estudo prévio dos diferentes modelos dos tractores e reproduz-os minuciosamente em cortiça, de forma a ficar o mais original possível, chegando inclusive a pintar as peças.
Este artesão especializou-se na execução de tractores agrícolas, por ter sido vendedor deste tipo de equipamento que utiliza igualmente como agricultor, sabendo toda a história destas máquinas.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tecelagem de Mértola ao Vivo no próximo Sábado

A Cooperativa/ Oficina de Tecelagem de Mértola, criada em 1986, promove desde esta data a tecelagem tradicional do Baixo Alentejo, utilizando a lã, o linho e o algodão como matérias-primas primordiais nas suas mantas. No dia 28 de Novembro, a partir das 15 horas, a artesã Helena Costa irá demontrar-nos algumas das técnicas necessárias desta arte.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Faz hoje um mês que a Turismo do Alentejo e a Câmara Municipal de Nisa organizaram uma visita a esta localidade, rica em artesanato. Para quem não pôde participar nesta actividade, fica aqui o nosso convite para visitar a exposição temporária do Centro de Artes Tradicionais "Artesanato de Nisa -Ponto por Ponto - Pedra por Pedra", com olaria pedrada e alinhavados de Nisa.

sábado, 21 de novembro de 2009

ARTESANATO AO VIVO
ESTA TARDE NO
CENTRO DE
ARTES TRADICIONAIS
ISIDORO VALÉRIO
TRABALHOS EM CORTIÇA
PORTALEGRE

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Trabalhos em cortiça de Isidoro Valério

Este antigo trabalhador rural de profissão de Portalegre começou a dedicar-se ao artesanato em 1993, criando várias peças em cortiça, como tarros e corchos, trabalhos que serão executados na sessão de Artesanato ao Vivo de 21 de Novembro, no Centro de Artes Tradicionais.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Centro de Artes Tradicionais recebeu ontem mais um grupo de alunos para o workshop de tinturaria natural

Antes de iniciar o workshop, a prof.a Cristina Dias, da Universidade de Évora, apresenta um powerpoint sobre a história da tinturaria e dos vários corantes utilizados ao longo dos tempos, no auditório do Centro de Artes Tradicionais.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

HOJE À TARDE O CENTRO DE ARTES TRADICIONAIS OFERECE UMA SEGUNDA SESSÃO DO WORKSHOP DE TINTURARIA NATURAL

As formadoras Cristina Dias, Teresa Ferreira, Dora Teixeira e Ana Manhita do Centro HERCULES, da Universidade de Évora vão hoje à tarde, das 14.30 às 16.00 horas, organizar mais um workshop de tinturaria para os grupos escolares. Se é professor e gostaria de participar com os seus alunos ainda tem mais uma oportunidade para inscrever a sua turma para a última sessão, a 14 de Dezembro.

Casas em pedra

João Banha, começou a pintar pedras do caminho de ferro há poucos anos. Tendo aprendido com um artesão, já falecido, de Monforte, que iniciou esta arte, dá-lhe um cunho pessoal ao recriar pequenas casas de montes alentejanos, ao estilo das gaiolas de madeira.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Cadeira Alentejana

No dia 13 de Novembro mais uma escola participou na actividade pedagógica "Cadeiras para que te quero", que tem tido bastante adesão por parte da comunidade escolar da cidade.
O Centro de Artes Tradicionais colabora numa iniciativa organizada pelo Museu de Évora, juntamente com outras unidades museológicas da cidade, de forma a que as nossas crianças possam conhecer estes espaços e distinguir os vários assentos que utilizamos.
João Banha é o único artesão que continua a fazer gaiolas em madeira na cidade de Estremoz, tradição usada nas barbearias locais - colocava-se o pintassilgo que com os seus movimentos fazia girar a roda e assim distrair a criança que cortava o cabelo

domingo, 15 de novembro de 2009

sábado, 14 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Workshop de tinturaria natural

Terça-feira que vem o Centro de Artes Tradicionais vai organizar mais um workshop em colaboração com o Centro Hércules da Universidade de Évora, sendo o último dia em que estamos a receber inscrições. Hoje publicamos imagens da última sessão, com uma turma da escola de Arraiolos.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

João Banha na Sessão de Artesanato ao Vivo de 14 de Novembro

Desde 1995 que este artesão executa gaiolas em madeira, dedicando-se a tempo parcial a esta arte, típica nas barbearias em Estremoz. Todas possuem uma roda, que ao mover-se com o saltitar do pássaro, faz com que os bonecos se movimentem, de forma a entreter as crianças enquanto cortam o cabelo.
Venha descobrir o seu mecanismo no próximo sábado, a partir das 15 horas!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

sábado, 7 de novembro de 2009

ARTESANATO AO VIVO
ESTA TARDE
NO CENTRO DE
ARTES TRADICIONAIS
ANTÓNIO PALMIRA
OLARIA DE MOURÃO

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

António Palmira na próxima Sessão de Artesanato ao Vivo

António Palmira, de Mourão, passou a dedicar-se em exclusivo à olaria em 2003, criando as mais variadas peças de cerâmica e de azulejaria, bastante originais por incluir materiais como a madeira ou a cortiça.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cadeiras para que te quero com EB1 André de Resende

A actividade pedagógica "Cadeiras para que te quero" - na qual o Centro de Artes Tradicionais orgulha-se de participar - é organizada pelos Serviços Educativos do Museu de Évora, até inícios de Dezembro. Se for professor de uma turma do pré-escolar ao básico inscreva-se já! Para isso basta ligar o 266702604 se quiser percorrer alguns espaços da cidade de Évora e conhecer os diferentes assentos que se têm utilizado.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE ARTESANATO AO VIVO EM NOVEMBRO

7 de Novembro
António Palmira - Olaria
14 de Novembro
João Banha - Gaiolas de Madeira
21 de Novembro
Isidoro Valério - Trabalhos em cortiça
28 de Novembro
Cooperativa de Tecelagem de Mértola

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

domingo, 1 de novembro de 2009