quarta-feira, 30 de junho de 2010

MACE

O Museu de Arte Contemporânea da Cidade de Elvas, é detentor da Colecção António Cachola, com cerca de 300 peças. Este coleccionador tem vindo a constituir desde 1999 peças rigorosamente escolhidas numa das mais completas visões da arte portuguesa das duas últimas décadas.
Criou-se assim uma colecção que segue os artistas incorporando obras de diferentes períodos, tem um carácter abrangente e didáctico que um atento serviço educativo e uma programação ambiciosa mas coerente deverá ajudar a aprofundar.
No Centro de Artes Tradicionais pode apreciar fotografias deste espaço - Museu de Arte Contemporânea, que contribui para romper com o isolamento cultural do interior e dinamizar a cidade de Elvas. Um museu de fronteira que ajuda a acabar com as fronteiras: entre arte contemporânea e público, entre centro e periferia, entre Portugal e Espanha.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Bacamarte de boca de sino

Bacamarte datado do séc. XVIII, com n.º de inventário 299, possui um fecho de pederneira carregamento pela boca. Esta peça pertencente ao Museu Militar de Elvas foi executade com aço, ferro, latão e madeira.
Constituído por um cano de alma lisa oitavada na 1.ª metade, limitado por um "anel" e cilíndrico a alargar à boca, possui motivos florais decorativos.

Informação

Informamos os nossos visitantes que o Centro de Artes Tradicionais vai estar encerrado no feriado local, na terça-feira dia 29 de Junho - dia de S. Pedro.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

sábado, 26 de junho de 2010

Museu Militar de Elvas

O Museu Militar de Elvas ocupa um quarto da muralha seiscentista da localidade, o Convento e o claustro de S. Domingos (séc.s XIII e XIV) e incorpora no seu interior a muralha fernandina do séc. XIV, a terceira cintura de muralhas da cidade.
Ocupando uma área total de 150.000m2, as instalações do museu, por si só, constituem um valiossímo testemunho, por onde passaram algumas das páginas mais importantes da História da cidade de Elvas e de Portugal.
O visitante pode apreciar uma colecção de arreios, a colecção do serviço de saúde do exército e os hipomóveis militares.
Parte deste espólio pode ser apreciado no nosso espaço, no Centro de Artes Tradicionais, até ao dia 10 de Julho, data em que termina a exposição temporária "Elvas, a cidade Fortaleza".
Visite-nos para ficar a conhecer mais um pouco deste museu elvense, que se localiza na Avenida de S. Domingos. Quem desejar mais informações sobre o Museu Militar pode enviar um email para mme@mail.exercito.pt.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

História de Elvas

Povoação anterior aos romanos e implantada num local privilegado estrategicamente, Elvas integrou definitivamente o território de Portugal com o rei D. Sancho II, em 1228.
Zona de fronteira desde o séc. XII devido à vissicitudes da História, foi fortemente marcada pela sua função militar, o que a torna hoje um verdadeiro museu de fortificações de várias épocas.
Elevada a cidade por D. Manuel I em 1513 e sede episcopal de 1570 a 1881, em Elvas realizaram-se casamentos ilustres que selaram alianças ibéricas, como o dos futuros reis D. João IV com D. Luísa de Gusmão Medina-Sidónia e o de D. José I com D. Maria Ana Victória, Infanta de Espanha.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pastores de Elvas

"Pastor com tarro, chocalho e bolsa de pano" da autoria do artesão Capela e Silva. Proveniente do Museu Rural e Etnográfico de Elvas, está datada de 1945.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Soldado do Batalhão de Voluntários Realistas de Elvas

A população da Praça de Elvas, defensora dos Miguelistas durante o movimento liberal que decorreu em Portugal nos princípios do séc. XIX, criou em 1828 o Corpo de Voluntários Realistas com o fim de integrar o exército nas operações contra a inssurreição no Porto.
Tendo participado no cerco do Porto, os Voluntários Realistas foram posteriormente extintos, em 1832. Porém este decreto só teve aplicação para os que estavam à ordem da Rainha.

Aparelho para determinação da tensão venosa

Este aparelho (no lado direito da imagem) para determinação da tensão venosa, da marca GIMA, é proveniente de Itália. Com o nº. de inventário MME - SS0570, esta peça em aço inox, borracha e vidro, foi emprestada pelo Museu Militar para a actual exposição temporária dedicada a Elvas no Centro de Artes Tradicionais.

Elvas

O centro histórico da praça forte de Elvas é abraçado pelas imponentes muralhas seiscentistas que desde então defenderam o país da invasão estrangeira. Exemplo notável da primeira tradição holandesa de arquitectura militar, estas muralhs desenhadas pelo jesuíta holandês Cosmander, juntamente com os Fortes da Graça, de Santa Luzia e os fortins, fazem de Elvas o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Museu Rural e Etnográfico de Elvas

Estando em fase de constituição, o Museu Rural e Etnográfico possui um espólio constituído por Alfaias Agrícolas Tradicional, Maquinaria Agrícola e Transportes Tradicionais, de forma a demonstrar a agricultura no concelho de Elvas.
Este museu cedeu gentilmente para a exposição temporária do Centro de Artes Tradicionais algumas peças da autoria do artesão Capela e Silva, natural do concelho de Elvas, que se preocupou em mostrar os trajes típicos do mundo rural na execução de esculturas em madeira, posteriormente vestidas de uma forma rigorosa segundo os vários oficios do campo.
Rigor que pode apreciar na exposição "Elvas, a Cidade Fortaleza".

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Museu Municipal de Fotografia de Elvas

Na exposição temporária do Centro de Artes Tradicionais "Elvas, a Cidade Fortaleza" pode apreciar máquinas fotográficas, peças emprestadas pelo núcleo museológico de Elvas e que permite aos nossos visitantes perceber a evolução deste equipamento.
Instalado no antigo edifício do Cinema Central de Elvas, o Museu da Fotografia alberga diversificados espaços para além das salas de exposição, nomeadamente a sala da História da Fotografia, a sala do Coleccionador "João Carpinteiro" e a sala da Colecção. Possui ainda um laboratório para revelação de fotografia a preto e branco, uma pequena biblioteca vocacionada para a temática da fotografia e um banco de imagens com cerca de 2750 fotografias digitalizadas de Elvas Militar, Religiosa, Monumental e de outras tantas actividades e eventos ligados ao concelho.

sábado, 19 de junho de 2010

Horário de Junho

O Centro de Artes Tradicionais vai funcionar no mês de Junho de Terça a Sábado, mantendo o mesmo horário - das 9.30 às 12.30 e das 14.00 às 18.00 horas.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estanhos de Elvas

Fercinco - Fábrica de Estanhos Decorativos
SANTA EULÁLIA

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Elvas, a Cidade Fortaleza

Elvas é uma excepcional cidade patrimonial e turística e simultaneamente um centro de acolhimento ao empreendedorismo e à modernidade. Hoje, Elvas é a cidade da cultura, do Património e dos congressos.
Venha conhecer Elvas – cidade aberta ao desenvolvimento e ao investimento no futuro!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Pistola

Da segunda metade do século XVIII, esta pistola em exposição de calimbre de 18 mm, possui um fecho de pederneira de patilha. Com cano de alma lisa com incrustações de latão e um punção ilegível, o seu carregamento da pólvora é feito pela boca.

sábado, 5 de junho de 2010

Os Esgrafitados

Um dos primeiros núcleos expositivos do Centro de Artes Tradicionais dedica-se aos Esgrafitados, técnica decorativa característica das fachadas do Alentejo, sendo Évora detentora de vários exemplares. Motivo pelo qual na nossa exposição permanente "Marcas de Identidade" existirem reproduções locais como é o caso desta peça, uma reprodução do Palácio Amaral, actual sede da Polícia e do Governo Civil de Évora.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

José Dias

José Dias foi o artesão que esteve presente na última sessão de Artesanato ao Vivo, que decorreu no passado dia 18 de Maio, como forma do Centro de Artes Tradicionais celebrar o Dia Internacional dos Museus. Reformado da Guarda Fiscal, José Dias dedica os seus tempos livre ao artesanato, sendo responsável pela execução de todas as peças, desde a roda, ao travão! Executa carros e carretas, que se recorda existirem no seu tempo de infância, em miniatura e em diversas escalas.
O artesão costuma participar em feiras e trabalha por encomenda, mas afirma que o dinheiro que ganha não compensa porque faz um carro em 15 dias e 100 euros já acham muito...
Quem desejar saber mais um pouco da história de vida deste artesão e do seu trabalho, pode consultar o seu blogue: http://madeiraiarte.fotosblogue.com/ ou então enviar um email para josemariadias@gmail.com .

quinta-feira, 3 de junho de 2010

AVISO

Informa-se os nossos visitantes que devido a gozo de férias do pessoal, o Centro de Artes Tradicionais vai estar encerrado ao público entre os dias 3 e 15 de Junho. Reabriremos as nossas portas na quarta-feira, dia 16 de Junho.
Lamentamos todo o incómodo causado a quem nos desejar visitar nesse período.

ELVAS, A CIDADE FORTALEZA

quarta-feira, 2 de junho de 2010