A partir de 1/2/11 este blogue deixa de ter sentido para o qual foi criado, uma vez que a responsável pela sua concepção teve de deixar um museu a que tanto se dedicou. As mudanças sucedem-se... É preciso resistir e encarar o futuro positivamente. E o passado fica para trás. Mas nunca o devemos esquecer! Porque reabrir um museu e torná-lo operacional não foi tarefa fácil. Por isso,este blogue continua online, passando a divulgar apenas a cultura popular e a importância dos museus na comunidade!
sábado, 31 de julho de 2010
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Informação
O Centro de Artes Tradicionais vai estar execpcionalmente encerrado ao público no próximo fim de semana, reabrindo na segunda-feira, dia 2 de Agosto.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
terça-feira, 27 de julho de 2010
Aviso
Por falta de pessoal, informamos que o Centro de Artes Tradicionais encerra nos dias 28 e 29 de Julho, facto pelo qual pedimos desde já desculpa pelos incómodos causados aos nossos visitantes.
sábado, 24 de julho de 2010
PIROGRAVURA NA SESSÃO DE ARTESANATO AO VIVO DESTA TARDE
sexta-feira, 23 de julho de 2010
AMANHÃ À TARDE ARTESANATO AO VIVO NO CENTRO DE ARTES TRADICIONAIS
JOÃO REALISTA
TRABALHOS EM FOLHA DE ESTANHO E PIROGRAVURA
DAS 15.00 ÀS 18.00 HORAS
quinta-feira, 22 de julho de 2010
ARTESANATO AO VIVO NO PRÓXIMO SÁBADO
No âmbito da exposição temporária "Polícias e a Arte", o Centro de Artes Tradicionais tem para oferecer aos seus visitantes duas sessões de “Artesanato ao Vivo” nos dias 24 de Julho e 14 de Agosto de alguns dos autores das peças em exposição.
Já no próximo sábado, João Realista vai executar trabalhos em estanho e pirogravura, a partir das 15 horas, enquanto no próximo mês, no dia 14, Luís Ricardo irá também demonstrar como decora com folha de estanho, materiais tão díspares, como o vidro e a madeira.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
“Os Polícias e a Arte” é a nova exposição do Centro de Artes Tradicionais de Évora, que vai estar patente ao público até ao dia 14 de Agosto.
Esta exposição de trabalhos em pintura, escultura e artesanato, elaborados por nove dos elementos do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Évora, está integrada nas comemorações do 135.º aniversário do mesmo, iniciativa em que a Turismo do Alentejo, E.R.T. também participa.
Etiquetas:
Exposição Temporária,
Polícias e a Arte
domingo, 18 de julho de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
Roncas de Elvas
Instrumento musical tocado no Natal elvense, “ Das nove horas até à meia noite de Natal percorrem as ruas da cidade differentes grupos de homens do povo, cantando em altas vozes, em coro, e n’um rhytmo e entoação especial, trovas ao Menino Jesus, acompanhadas pelo som áspero da ronca: alcatruz de nora, ou panella de Barro, a cujo bocal se adapta uma membrana, ou pelle de bexiga, atravessada por um e pau encerado, pelo qual se corre a mão com força para produzir um som rouco. Somente pelo Natal é este instrumento ouvido”
(António Tomás Pires, “A noite de Natal, o Anno Bom e os Santos Reis” – in Estudos e notas elvenses. Elvas António Torres de Carvalho, 1923, 2ª ed.p.9.)
Ao som das roncas, como memória dos tempos, ressoando cavas e roucas, a acompanhar o compasso lento, dos cantes dos homens, que embuçados nos seus capotes, arrostam o frio da invernia para reverenciar o Menino Deus.
Trata-se de um instrumento musical ancestral com origem em África e que foi introduzido nas zonas raianas da Península Ibérica no século XVI. “Em África, o instrumento estava associado a rituais tribais de iniciação sexual, enquanto que em Elvas está associado à quadra natalícia, à fertilidade e ao nascimento”.
A Ronca é feita com barro em cujo bocal se adapta uma membrana atravessada por uma cana. Para tocar a Ronca basta ter a cana encerada (com água) através da qual se corre a mão com força para produzir um som rouco.
Na vizinha cidade espanhola de Badajoz, o mesmo instrumento é designado por Zabomba, mas não há fabricantes espanhóis.
Citado de http://paula-travelho.blogs.sapo.pt/108927.html e http://www.portalalentejano.com/?p=11406
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
segunda-feira, 12 de julho de 2010
domingo, 11 de julho de 2010
Exposição prolongada
A exposição temporária "Elvas, a cidade fortaleza" no Centro de Artes Tradicionais foi prolongada até 13 de Julho. Aproveite estes dias para conhecer o património que esta cidade alentejana tem para oferecer.
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
sábado, 10 de julho de 2010
Último dia da Exposição Temporária
Hoje é o último dia da exposição "Elvas, a Cidade Fortaleza" no Centro de Artes Tradicionais. Reúna a sua família e venha passear pelo centro histórico de Évora neste sábado de Verão e aproveite para conhecer o nosso museu, assim como conhecer o que Elvas tem para lhe oferecer, de forma a partir depois à descoberta desta cidade do Alentejo.
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Rendas de Papel de Elvas
Peças existentes na exposição temporária do Centro de Artes Tradicionais, da autoria de Maria Antonieta Abreu. Quem desejar contactar esta artesão, pode enviar um email para o seu endereço: maria_antonieta_abreu@hotmail.com
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Otoscópio
Na imagem à esquerda, possui o nº. de inventário MME - SS 0446.
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Baioneta
Datada do séc. XVIII, esta peça emprestada pelo Museu Militar de Elvas, com um punho de madeira, possui um anel de fixação e quartão em ferro com motivos decorativos.
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
terça-feira, 6 de julho de 2010
Ameixas de Elvas
Os frutos confitados da ameixeira “Rainha Cláudia Verde” são um dos doces mais antigos e típicos da região do Alto Alentejo.
Inicialmente apenas confeccionadas nos conventos da região de Elvas, foram durante muito tempo um privilégio das mesas mais abastadas, onde faziam parte obrigatória dos mais requintados banquetes. Só a partir de 1834, as “Ameixas D’Elvas” começaram a ser produzidas em pequenas unidades industriais, sendo então possível a expansão do seu consumo, inclusivamente além fronteiras onde foram reconhecidas como um produto de excepcional qualidade.
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Carroças de Elvas
Joaquim Efe Joaquim Tiago, que faz trabalhos de madeira e cortiça representando cenas da vida quotidiana e agrícola tem peças da sua autoria na exposição "Elvas, a cidade fortaleza"
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
domingo, 4 de julho de 2010
Azeite de Elvas
O Azeite de Ouro, de Elvas, é fresco, muito frutado, aromático, suave e ligeiro ao paladar, o que lhe confere um "bouquet" característico, muito resistente à oxidação (ranço) e uma garantia de conservação por largo tempo. Azeite utilizado noutros tempos para a iluminação, por isso a existência de uma candeia em latão na exposição temporária.
Fonte: http://www.continente.pt/
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
sábado, 3 de julho de 2010
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Trabalhos em couro de Elvas
Alguns dos trabalhos da Peltulfa, empresa artesanal sedeada em Vila Boim, concelho de Elvas, podem ser apreciados na nossa exposição temporária até ao dia 10 de Julho.
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Bordados de Elvas
Na Exposição temporária do Centro de Artes Tradicionais "Elvas, a Cidade Fortaleza", no núcleo dedicado ao artesanato desta localidade, pode apreciar várias peças da artesã elvense Joana Leal.
Trabalhando com o tecido e a linha, Joana Leal executa lenços das sortes, bordados de Elvas, registos, toalhas de copeira, caixas de correio em tecido, entre outros artigos com rendas tradicionais alentejanas, tendo já exposto no estrangeiro, nomeadamente, Milão (Itália), Paris (França) e Andujar (Espanha).
Etiquetas:
Elvas a Cidade Fortaleza,
Exposição Temporária
Subscrever:
Mensagens (Atom)