Vestem um fato de cores garridas (amarelo e vermelho), capucho, cajoto, chocalhos presas na cintura, socos de madeira e com uma máscara de madeira de castanho. Numa mistura de figura de homem e figura de animal, muitas das máscaras têm chifres, dando-lhe um aspecto terrifico e diabólico, mas com um significado muito rico. O artesão Tozé Vale, morador em Vinhais, é o responsável pela criação destas máscaras (em exposição, no valor de 96€ a 120 €), assim como dos respectivos trajes usados na festa. Citado de: http://vinhaisnofuturo.blog.pt
A partir de 1/2/11 este blogue deixa de ter sentido para o qual foi criado, uma vez que a responsável pela sua concepção teve de deixar um museu a que tanto se dedicou. As mudanças sucedem-se... É preciso resistir e encarar o futuro positivamente. E o passado fica para trás. Mas nunca o devemos esquecer! Porque reabrir um museu e torná-lo operacional não foi tarefa fácil. Por isso,este blogue continua online, passando a divulgar apenas a cultura popular e a importância dos museus na comunidade!
quarta-feira, 30 de julho de 2008
MÁSCARAS
Todos os anos, nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro realiza-se no concelho de Vinhais, na província de Trás-os Montes e Alto Douro, a festa dos Rapazes ou festa de Santo Estevão.
Os mascarados, os rapazes solteiros da aldeia, tornam-se em figuras inigmatas, de aparência terrífica, fazendo de tudo para não serem reconhecidos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário