O Agrupamento Monte, sediado em Arraiolos, detém uma experiência de largos anos na dinamização do território e, em particular, na promoção e reabilitação das artes e ofícios tradicionais, procurando a genuinidade e excelência que subsiste nos territórios rurais, onde são produzidas verdadeiras obras de arte, fruto da re-invenção do quotidiano pelos artesãos locais, consagradas em artefactos de grande beleza e indiscutível qualidade.
Como corolário deste trabalho, o Monte abriu ao público a Loja do Celeiro, no interior do Centro de Artes Tradicionais, em Évora, dinamizando em simultâneo, no mesmo espaço, actividades de cariz diverso centradas, contudo, na valorização do património cultural e etnográfico português.
Nesse âmbito, o Monte vai trazer a Évora, cidade Património da Humanidade, uma Mostra de Artesanato Nacional de autor. Assim, entre os dias 19 de Julho e 3 de Agosto será possível encontrar no Centro de Artes Tradicionais a Exposição/Venda intitulada "Objectos (In)Úteis", representando a arte de alguns dos melhores artesãos nacionais sob a temática do Figurado Português, contribuindo para a divulgação do património etnográfico português e sua evolução ao longo dos tempos.
Para celebrar esta iniciativa e de forma a contribuir para a dinamização do centro histórico de Évora, o Centro de Artes Tradicionais estará aberto até à meia-noite no sábado, dia 19 de Julho.
MONTE/ACE
Sem comentários:
Enviar um comentário