Mas a partir dos anos 60, com a criação de uma Escola Técnica em Viana do Alentejo, surge neste centro oleiro peças escultóricas, de cores variadas, que representam motivos tradicionais de forma inovadora. Ao apostar na aproximação de linhas dinâmicas e modernas, esta Escola introduziu a técnica de faiança e estimulou oleiros como João Pacheco.
A partir de 1/2/11 este blogue deixa de ter sentido para o qual foi criado, uma vez que a responsável pela sua concepção teve de deixar um museu a que tanto se dedicou. As mudanças sucedem-se... É preciso resistir e encarar o futuro positivamente. E o passado fica para trás. Mas nunca o devemos esquecer! Porque reabrir um museu e torná-lo operacional não foi tarefa fácil. Por isso,este blogue continua online, passando a divulgar apenas a cultura popular e a importância dos museus na comunidade!
sábado, 6 de dezembro de 2008
PRESÉPIO DE VIANA DO ALENTEJO
A produção de olaria de Viana do Alentejo é conhecida pela manufactura de peças utilitárias de grandes dimensões, bastante resistentes e vidradas, como os grandes alguidares para a preparação de alimentos para as cozinhas conventuais.
Como estamos a aproximar-nos da época natalícia, não deixe de visitar este núcleo da exposição permanente do Centro de Artes Tradicionais para desfrutar dos seus alegres presépios.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário