A partir de 1/2/11 este blogue deixa de ter sentido para o qual foi criado, uma vez que a responsável pela sua concepção teve de deixar um museu a que tanto se dedicou. As mudanças sucedem-se... É preciso resistir e encarar o futuro positivamente. E o passado fica para trás. Mas nunca o devemos esquecer! Porque reabrir um museu e torná-lo operacional não foi tarefa fácil. Por isso,este blogue continua online, passando a divulgar apenas a cultura popular e a importância dos museus na comunidade!
segunda-feira, 31 de maio de 2010
domingo, 30 de maio de 2010
Entrevista do conferencista Carlos Baeta
Entrevista com Dr. Carlos Baeta, sobre dieta mediterrânica, a propósito do evento Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas, sessão "Pão e Azeitonas" apresentada no Centro de Artes Tradicionais no início do mês.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
domingo, 23 de maio de 2010
sábado, 22 de maio de 2010
sexta-feira, 21 de maio de 2010
BONECOS DE ESTREMOZ NOS NOSSOS DIAS
O signo da actualidade parece conviver mal com uma arte destinada a manutenção da tradição. Mas a arte popular está intimamente associada à história, À incorporação de novos materiais e técnicas de representação.
No caso da escultura popular de Estremoz, as novas tipologias representam a vitalidade de uma arte em constante adaptação na representação de novos personagens sociais e também na revelação da sua rede de clientes.
Informação
Informamos os nossos visitantes que dia 22 de Maio, o Centro de Artes Tradicionais vai estar excepcionalmente encerrado ao sábado, voltando a abrir as nossas portas logo na segunda-feira seguinte!
Por este motivo, o último dia da exposição "A Reservas de Bonecos de Estremoz" é antecipado para sexta-feira, dia 21 de Março.
Não perca a última oportunidade de visitar uma completa colecção que tem estado nas reservas do Centro de Artes Tradicionais.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
terça-feira, 18 de maio de 2010
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Dia Internacional dos Museus de 2010
O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) é este ano dedicado ao tema "Museus e Harmonia Social". Mais uma vez o tema proposto para a comemoração do Dia dos Museus - 18 de Maio - vem reiterar a questão social na contemporaneidade, com os seus permanentes desafios e necessidades, fruto das transformações de que são alvo os contextos sociais, culturais, económicos…, exigindo a criação constante de “pontes” e articulações e a afinação de programas nos museus que contribuam para a integração / coesão / harmonia social.
O Centro de Artes Tradicionais celebra no seu espaço este dia com uma sessão de artesanato ao vivo, tendo a Turismo do Alentejo, E.R.T. convidado o artesão José Maria Dias para apresentar os seus trabalhos e explicar aos visitantes as características das suas peças.
Venha conhecer as nossas exposições e a beleza interior dos artesãos do Alentejo, nomeadamente de Santiago do Cacém, terra de onde é natural este artesão que faz trabalhos em madeira à escala.
AVISO
Avisamos os nossos visitantes que o Centro de Artes Tradicionais vai estar encerrado, extraordinariamente, esta segunda-feira ao público.
domingo, 16 de maio de 2010
"Sessão de Artesanato ao Vivo" no dia 18 de Maio
José Maria Dias, artesão do concelho de Santiago do Cacém, vai estar presente na "Sessão de Artesanato ao Vivo", no Centro de Artes Tradicionais, a executar miniaturas em madeira, entre as 15h e as 18h.
A entrada é livre no dia 18 de Maio.
Venha celebrar no Centro de Artes Tradicionais o Dia Internacional dos Museus, conviver com o artesão José Dias e aprender alguns dos seus truques sobre carros alentejanos, animais e alfaias agrícolas.
Etiquetas:
Artesanato ao Vivo,
Dia Internacional dos Museus
sábado, 15 de maio de 2010
Fidalgo de Estremoz
Entre as melhores criações de Augusto da Conceição encontram-se os vasos floridos, conhecidos por Fidalgos.
Certamente como resultado da recuperação de peças tradicionais, numa versão popular dos "floreros" da tradição pictórica das naturezas-mortas dos séc.s XVII-XVIII, e também como continuidade das jarras de flores, que enfeitavam os altares barrocos.
No entanto, o criador da Olaria Alfacinha não escapou à crítica da sua época, que considerava a pintura a óleo uma adulteração em cerâmica.
Fonte: MANGUCCI, Celso, Marcas de Identidade, Évora, Região de Turismo de Évora, p. 41.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
BARRÍSTICA DE ESTREMOZ
As esculturas em barro de Estremoz são uma das mais fecundas manifestações artísticas do Distrito de Évora, onde se estabeleceu uma continuidade criativa com os presépios em terracota da segunda metade do século XVIII.
O tratamento naturalista de um vasto leque de personagens que incluía músicos, camponeses em todas as lides do campo, e animais, com vacas, cabras, patos e galinhas, expostos com grande solenidade nas igrejas estimulou as oficinas da região e satisfazem encomendas que rapidamente conquistaram um lugar obrigatório na festa popular.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
RESERVAS DE BONECOS DE ESTREMOZ
As pimeiras peças, que surgiram no âmbito da Imaginária, deram origem aos bonecos tradicionais que ainda hoje podemos observar.
Visite a exposição temporária "As reservas de Bonecos de Estremoz", patente ao público até ao dia 22 de Maio no Centro de Artes Tradicionais.
terça-feira, 11 de maio de 2010
A SAÚDE DE ONTEM E HOJE NOS BONECOS DE ESTREMOZ
Irmãs Flores, Estremoz
Maria Luísa da Conceição, Estremoz
Aviso
O Centro de Artes Tradicionais encerra dia 12 de Maio, quarta-feira, antecipando-se extraordinariamente a tolerância papal para que todos os que não podem ir a Fátima possam visitar o nosso espaço na quinta-feira, 13 de Maio.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
ASSOBIOS DE ESTREMOZ
Na barrística de Estremoz, podemos encontrar os famosos assobios, brinquedo popular, mais conhecido como “brinquinho” ou “mimo”. Na colecção do Centro de Artes Tradicionais temos vários exemplares, agora expostos nas "Reservas de Bonecos de Estremoz"
domingo, 9 de maio de 2010
sábado, 8 de maio de 2010
OLARIA ALFACINHA, ESTREMOZ
A exposição do Mundo Português, celebrada em 1940, veio dar visibilidade ao trabalho de Mariano da Conceição e alimentar uma longa tradição familiar, que se estende até aos dias de hoje.
No labor de Sabina Santos é patente a continuidade da galeria de personagens representadas pelo irmão, e também um aprofundar na estilização dos personagens.
Desse largo repertório fazem parte imagens de culto, os presépios, e os personagens citadinos explicitamente associados à festa como a Banda de Música e o Sargento no Jardim.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Conversa temática "Pão com Azeitonas"
Na conversa temática realizada no Centro de Artes Tradicionais, no âmbito da Gastronomia Mediterrânea ficamos a saber que o Pão com azeitonas é tipicamente alentejano.
O Pão, feito de cereais, composto de hidrato de carbono, é um alimento que é pobre em gordura. O pão não engorda, o que engorda é o que acompanhamos. Tanto o miolo como a côdea é um alimento base.
Encontramos no mercado vários tipos de pães:
Pão Escuro- Mistura de farinha refinada com fibra;
Pão Branco- com farinha mais refinada;
Pão Integral- com grão integral, é o pão com maior quantidade de fibra;
Sobre as azeitonas, o Dr. Baeta explicou que este é um alimento saudável, apesar de cada 100 g. de azeitonas dar em média 200 calorias.
O único óleo vegetal que é feito de fruto, da oliveira da azeitona é o azeite, sendo 95% produzido na Europa.
Consumido desde há muitos anos, o azeite pode ser usado de todas as maneiras. O mais antigo documento produzido com referência ao azeite data de 1555. Referência indicada por Eduardo Lisboa, que acompanhou a conversa do "Pão e azeitonas", conforme pode ver na imagem do lado.
aaaa
mdn
ppoif
terça-feira, 4 de maio de 2010
Pão e Azeitonas no Centro de Artes Tradicionais
O Centro de Artes Tradicionais vai oferecer no seu espaço a conversa temática "Pão e Azeitonas", aliando-se desta forma a uma iniciativa organizada pela sua tutela - a Turismo do Alentejo, E.R.T. , responsável pelo Congresso de Gastronomia Mediterrânica, a decorrer na cidade de Évora durante a presente semana.
A conversa temática, da responsabilidade da Confraria da Dieta Mediterrânica, será apresentada pelo Dr. Carlos Baeta, pelas 18 horas, amanhã, dia 5 de Maio. A entrada é livre.
Para saber mais informações sobre esta e outras actividades, consulte o site http://www.alentejodasgastronomiasmediterranicas.com/
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Último dia da exposição temporária!
Hoje é o último dia da exposição temporária "As Artes Tradicionais de Santiago do Cacém". Não perca a última oportunidade de visitar esta exposição do artesanato do litoral alentejano!
domingo, 2 de maio de 2010
Trapologia de Santiago do Cacém
A comodidade e a harmonia são características imprescindíveis na casa alentejana. Os trabalhos manuais, feitos com toda a minuciosidade e carinho por dezenas de artesãos, contribuem para o embelezamento do lar. Encontramos por todo o concelho, homens e mulheres que ocupam as horas vagas confeccionando rendas, bordados, tapetes e mantas de retalhos, arranjos florais em folha de milho, molduras em cortiça e os demais variados objectos que decoram a típica casa alentejana.
Citado de: Palmo a Palmo, Santiago do Cacém, C.M. Santiago do Cacém/ DDET, 2ª. Edição, Agosto de 2004.
sábado, 1 de maio de 2010
Alcomonias e Rebuçados de Pinhão e Mel de Santiago do Cacém
Doce tradicional, confeccionado com farinha torrada, açúcar amarelo ou mel, pinhão e água. Destes ingredientes cozinhados num tacho de cobre, resulta uma massa compacta que se estende e se corta em forma de pequenos losangos.
As alcomonias são confeccionadas principalmente nas zonas da Lagoa de Santo André e de Santa Cruz. Tudo leva a crer que a origem deste doce remonta ao período de ocupação árabe, quer por se apresentar em forma de losango quer pelos ingredientes usados e principalmente pelo seu nome « Alcomonia».
De confecção semelhante às alcomonias, os rebuçados de pinhão e mel apresentam-se embrulhados em coloridos papéis.
Em Santa Cruz e Ademas estas especialidades são produzidas pelas senhoras Leonilde Parreira, Maria Candeias e Maria Marques
Citado de: Palmo a Palmo, Santiago do Cacém, C.M. Santiago do Cacém/ DDET, 2ª. Edição, Agosto de 2004.
AVISO
O Centro de Artes Tradicionais encerra hoje, feriado do Dia do Trabalhador. Como domingo é dia de descanso semanal, voltamos apenas a abrir ao público na próxima segunda-feira - 3 de Maio.
Subscrever:
Mensagens (Atom)