Dia 15 de manhã venha connosco visitar as olarias de São Pedro do Corval. Já só tem até amanhã de manhã para se inscrever (aceitamos inscrições para o 266 77 12 12 até às 12.30h).
Para quem ainda está indeciso, deixo-vos um breve texto sobre a história deste importante centro oleiro do país:
São Pedro do Corval, localidade vizinha de Monsaraz, vila de que existem referências de olaria no foral afonsino de 1276 e no foral manuelino de 1 de Junho de 1527, sobre o pagamento de dízimo aos que vierem para vender escudelas de pau e doutra louça de forno.
Esta actividade foi continuamente protegida ao longo dos séculos, como demonstra a Postura da Câmara Municipal de Monsaraz, de 1761, regulamentando a actividade dos oleiros de louça e ladrilho, cada um faça suas fornadas de louça ca vendão ao povo pela taxa da Câmara.
Solange Parvaux pôs a hipótese deste centro oleiro ter origem na migração dos oleiros vindos do Redondo, durante os séculos XV e XVI, atraídos pela qualidade da matéria – prima da Aldeia do Mato (designação de São Pedro do Corval até 1948), devido à existência de apelidos comuns de oleiros das duas comunidades nos Anuários Comerciais de 1905 e de 1960.
Fonte: Tese de mestrado "Um Gabinete, um Museu, um Centro de Artes Tradicionais..."
Sem comentários:
Enviar um comentário