domingo, 3 de maio de 2009

Exposição temporária "Bordados com casca de castanha de Marvão"

Hoje termina a exposição "Bordados com Casca de Castanha de Marvão", estando o Centro de Artes Tradicionais excepcionalmente aberto a um domingo para o efeito.
Esta exposição foi organizada pela Câmara Municipal de Marvão, responsável por um levantamento no concelho de todos os bordados e pela organização de cursos para recuperar esta arte.
O exemplar mais antigo datado que se conhece é de 1912, o que se comprova a existência deste tipo de artesanato dos inícios do século XX. Provavelmente, já se fazia antes deste século, porque houve sempre grande produção de castanha no concelho de Marvão, apesar de não se encontrar documentos escritos a referir estes trabalhos.
A peça mais antiga da exposição "Bordados com Casca de Castanha de Marvão" data de 1933 e obedece ao esquema tradicional - um grande ramo a rodear uma fotografia da pessoa que oferecia o quadro. Também há conhecimento de se colocar num quadro a chave do caixão de um ente familiar falecido.
O bordado é feito com cascas de castanha humedecidas. A artesã passa o desenho do papel vegetal para o pano de linho, borda num bastidor o caule da flor, corta as pétalas à medida e coze-as, fazendo um jogo de cores através de frente e verso da castanha.
No concelho de Marvão só duas bordadeiras fazem este trabalho: A D. Joaquina Coelho, a primeira bordadeira a estar presente nas Sessões de Artesanato ao Vivo, foi pioneira na recuperação desta arte, trabalhando há cerca de 13 anos em part-time.
Com peças da sua autoria nesta exposição, destaca-se um quadro encomendado para o concurso "As 7 maravilhas de Portugal", com a fortificação de Marvão envolta numa moldura de casca de castanha.
A bordadeira Adelaide Martins, polícia municipal de profissão, aprendeu com a D. Joaquina Coelho num curso de formação em 2007, criando novos desenhos.
Não perca a última oportunidade de ver esta exposição temporária!

Sem comentários: