segunda-feira, 14 de julho de 2008

Promoção dos Artesãos do Distrito de Évora

O MONTE-ACE, em colaboração com a Aliende, promoveu entre os dias 20 e 22 de Junho, o trabalho de alguns artesãos da sua área de intervenção, através do seu trabalho ao vivo no Centro de Artes Tradicionais.
Xico Tarefa, mestre oleiro do Redondo, Conceição Gaivão, pintora de cerâmica da Azaruja, e Maria do Carmo Grilo, tecedeira do Redondo, partilharam o seu saber e arte com todos os visitantes que se interessam pelos ofícios tradicionais, as técnicas artesanais e a beleza contida na produção de artigos únicos, onde cada gesto desenha a singularidade de uma peça.
Quando o barro está pronto para ser moldado, é amassado na roda de oleiro para adquirir a forma da peça que se está a executar. A peça é tingida de branco, para conseguir uma determinada textura e ser riscada com um riscador ou farpa de rendas. Inicia-se o processo de pintura, começando sempre nos espaços que ficam com cor vermelha e a peça fica a secar naturalmente, para poder ir ao forno, a cozer durante 4 a 5 horas. Depois da primeira cozedura a peça é vidrada e decorada com pigmentos naturais, e volta a sofrer uma segunda cozedura, com a mesma duração de tempo.
Xico Tarefa O algodão é trabalhado na urdideira e o fio é introduzido no tear, designado por “teia”. É montada no órgão do tear onde se faz a “remissa” – um fio passado pelo “olhal” do “liço”. As meadas são transformadas em canelas para serem introduzidas na lançadeira do tear, que abre e cala, ao passar a lançadeira faço o desenho que pretendo. Maria do Carmo Grilo
Numa peça de barro vermelho, tingido com caulino, faço o desenho a lápis. A seguir, com o auxílio de um estilete, risco o desenho e pinto com tintas de alto fogo motivos da flora local, como cardos, espigas ou catacuzes. Conceição Gaivão

1 comentário:

Sonia Bertelli Virgulin disse...

Amei o trabalho de vocês!
O artesanato faz a gente se aproximar seja em qualquer parte do mundo!
Parabens!
Beijo enorme!
Sonia
http://ateliersoniavirgulin.blogspot.com