sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A nossa visita à Olaria Xico Tarefa

O mestre oleiro Xico Tarefa recebeu-nos na manhã do dia 27 de Agosto na sua olaria, uma antiga adega, e explicou-nos o funcionamento de todas as fases de produção de uma peça. Para isso, utiliza instrumentos simples como a alpanata, que é feita com feltro dos antigos chapéus (para modelar), um bocado de cana (para riscar) e um fio de pesca para cortar as peças, após a conclusão das mesmas.
Ao mostrar o fabrico da peças antigas como o cântaro, a panela tradicional, o prato covo (porque até aos anos 50 os pobres só comiam a sopa, não tinham direito a um segundo prato como nos dias de hoje) Xico Tarefa explicou-nos a história da olaria do Redondo, dos negócios feitos pelos almocreves na venda de loiça e até como os diferentes estratos sociais exigiam peças diferentes.
O oleiro deu um banho de calda às peças e em seguida ensinou como se faz um desenho numa pequena travessa, passou por cima de um papel picotado uma boneca com carvão, esta feita com uma meia de vidro. Também explicou o funcionamento dos fornos a electricidade.
Com um estilete, começou a realçar o risco do picotado, trabalho que a jovem Natália ajudou a completar!

Sem comentários: