quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Actividades "Cerâmica com histórias"

No mês de Maio, a tradição do Redondo serviu de ponto de partida para que as crianças realizassem também a sua peça de cerâmica riscada.
Organizada por 5 alunas do 3.º ano do curso de Educação de Infância da Universidade de Évora (Departamento de Pedagogia), com o apoio de Celso Mangucci, Oficinas da Comunicação, Câmara Municipal do Redondo, Câmara Municipal de Évora e do artesão Xico Tarefa. Na sala de aula dos jardins de infância da cidade, após a apresentação de uma história tradicional das educadoras, que se relaciona com os temas representados nos pratos do Redondo, as crianças (dos 3 aos 5 anos) foram convidadas a criar o seu próprio desenho. Na sua visita ao Celeiro Comum, as crianças conheceram peças de diversos oleiros do Redondo e exploraram o percurso expositivo, no qual puderam descobrir várias pistas (fez-se uma comparação dos utensílios que usamos no passado e no presente, ex. alforge passado do saco plástico e bagageira do carro) e participar numa dramatização, baseada na história da galinha dos ovos de ouro. No fim da actividade, todos riscaram e pintaram o seu azulejo. Graças ao entusiasmo das educadoras, realizamos actividades especiais, no âmbito da "Cerâmica com histórias" nos seguintes dias:
18 de Maio – Celebração do Dia Internacional dos Museus Durante todo o dia decorreu a actividade pedagógica para crianças dos 3 aos 10 anos de idade, que eram convidadas a riscar um azulejo. Ao meio da manhã e da tarde decorreu uma sessão de teatro infantil. 1 de Junho - Celebração do Dia da Criança Workshoop de pintura de azulejos (para as crianças que riscaram o seu azulejo a 18 de Maio, e se inscreveram nesse dia);
Aproveito para agradecer aqui, uma vez mais, a colaboração das alunas da Universidade de Évora:
Helena Martins
Marta Góis
Patrícia Alves
Rita Branco
Verónica Marinho
Para divulgação desta actividade foi criado um blog que ainda está no ar, consulte o endereço http://ceramicacomhistorias.blogspot.com/ para ver mais fotos e informação.

Sem comentários: