quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Conferência "Olaria do Redondo a partir do século XIX"

No dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, o Centro de Artes Tradicionais vai oferecer várias actividades aos seus visitantes, uma delas é a conferência "Olaria do Redondo a partir do século XIX. A colecção do Dr. Carmelo Aires", dada pela Dra. Luísa Gancho, uma estudiosa desta arte, às 15 horas.
Para participar tem de se inscrever por haver limite máximo de 20 pessoas. Até lá, deixo-vos aqui um pequeno resumo da introdução do catálogo, cuja autoria dos textos é da responsabilidade da Dra. Luísa Gancho, para saber um pouco do que irá constar a conferência.
Esta exposição de cerâmica polícroma reúne um acervo excepcional de artefactos de barro produzidos na vila do Redondo, entre o fim do século XIX e o século XX, na sua grande maioria pertencentes à colecção do Dr. Carmelo Aires. É fruto de um projecto de vida de quem ama a gente da sua terra e se apaixonou, há muito, pelas cerâmicas portuguesas, não só pela primazia da sua expressão única e particular, mas também pelo seu sentido social e cultural.
Como contributo para uma história da cerâmica do Redondo, este conjunto assume um papel fundamental, documentando um tipo particular de decoração em barro que, sendo memória do passado, está ainda presente na localidade.
CITADO: CATÁLOGO "REDONDO - UM SÉCULO DE BARROS"

Sem comentários: