quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Está a terminar o prazo de inscrição para as visitas às olarias de São Pedro do Corval

Dia 15 de manhã venha connosco visitar as olarias de São Pedro do Corval. Já só tem até amanhã de manhã para se inscrever (aceitamos inscrições para o 266 77 12 12 até às 12.30h).
Para quem ainda está indeciso, deixo-vos um breve texto sobre a história deste importante centro oleiro do país:
São Pedro do Corval, localidade vizinha de Monsaraz, vila de que existem referências de olaria no foral afonsino de 1276 e no foral manuelino de 1 de Junho de 1527, sobre o pagamento de dízimo aos que vierem para vender escudelas de pau e doutra louça de forno.
Esta actividade foi continuamente protegida ao longo dos séculos, como demonstra a Postura da Câmara Municipal de Monsaraz, de 1761, regulamentando a actividade dos oleiros de louça e ladrilho, cada um faça suas fornadas de louça ca vendão ao povo pela taxa da Câmara.
Solange Parvaux pôs a hipótese deste centro oleiro ter origem na migração dos oleiros vindos do Redondo, durante os séculos XV e XVI, atraídos pela qualidade da matéria – prima da Aldeia do Mato (designação de São Pedro do Corval até 1948), devido à existência de apelidos comuns de oleiros das duas comunidades nos Anuários Comerciais de 1905 e de 1960.
Fonte: Tese de mestrado "Um Gabinete, um Museu, um Centro de Artes Tradicionais..."

Sem comentários: