segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

TALHA "DA RESTAURAÇÃO"

1 de Dezembro, feriado nacional que comemora a Independência da Restauração. O Centro de Artes Tradicionais não quer deixar passar este dia sem vos falar da nossa peça mais antiga existente no espólio - uma talha, datada do ano de 1640, ano importante na história de Portugal.

Desconhece-se a proveniência da talha, que tem no colo, próximo ao gargalo, o esgrafito com o cronograma de 1640. São Pedro do Corval, até 1948, designada por Aldeia do Mato, especializou-se no século XIX, entre os centros oleiros da região, na produção de grandes vasilhames.

Talvez que uma das vantagens dessa localização fosse a facilidade em reunir a lenha necessária para o funcionamento dos grandes fornos, que ainda hoje são um importante património industrial e arquitectónico que é urgente preservar.

È bom lembrar que as maiores talhas poderiam chegar a medir dois metros e meio de altura, a pesarem 700 a 800 quilos e levarem até 3000 litros de vinho (Moniz, 1990:99).

A sua utilização como contentor de vinhos em adegas recua, pelo menos, aos finais do século XV, e para esse fim eram revestidas no interior com uma camada de pez e possuíam um furo circular na base para a colocação de uma torneira.

Talha

São Pedro do Corval (?), 1640 CAT 470.CER Altura: 148 cm x diâmetro máximo 103 cm x diâmetro da base: 24,5 cm

Foto: Manuel Ribeiro.

Citado: Catálogo da exposição permanente "Marcas de Identidade".

Sem comentários: