quarta-feira, 24 de junho de 2009

Olaria Pedrada de Nisa

Até ao momento desconhece-se quais as origens precisas da olaria pedrada de Nisa, há apenas a certeza de que esta característica decorativa do pedrar se deve, pelo menos, à habilidade de mãos femininas que conseguem bordar o barro como se de uma peça de linho se tratasse.
Na composição da pasta entram duas espécies de barro: o barro branco e o mais escuro, por vezes designado de preto, e na finalização, para acabar a peça, utiliza-se uma "pintura" de barro vermelho.
O chamado barro branco foi desde sempre extraído nas Estibas (concelho de Nisa), numa propriedade da Santa Casa da Misericórdia, que como form de pagamento recebia parte do barro já feito. No que se refere ao barro vermelho os oleiros dizem ir buscá-lo a Portalegre, Arronches e Serra de S. Miguel.
Quanto à pedra utilizada, trata-se de quartzo proveniente fundamentalmente da Serra de S. Miguel. Para ser partida, a pedra é primeiro cozida.
Visite a nossa exposição temporária "Artesanato de Nisa - Ponto por Ponto, Pedra por Pedra" para conhecer alguns exemplares desta arte. Bicheira, 2009 Nisa, António Piedade e Antónia Carita Olaria pedrada (Pedrado grosso)/ Barro e quartzo Colecção de António Piedade e Antónia Carita
Citado de "Nisa - Museu do Barro e do Bordado - Terra bordada de encantos", Maio de 2009

Sem comentários: