sábado, 19 de setembro de 2009

A aprendizagem de um escultor de madeira do castanheiro

Nelson Ramos, nascido em 1973 em Faro, rendeu-se à beleza da Vila de Marvão e trocou o Algarve pelo Alto Alentejo.
É um artista autodidacta, sendo a sua grande motivação o gosto de trabalhar a madeira gostando especialmente de elaborar trabalhos que tenham a ver com sentimentos. Desde muito cedo, com cerca de 5 anos de idade, que Nelson Ramos começou a ter gosto por trabalhos manuais.
Adorava pintar, moldar figuras de barro, fazer esculturas na areia da praia. Não possuindo nenhuma formação na área de talha em madeira foi inicialmente uma ocupação para os seus tempos livres. A partir dos 20 anos dedicou-se ao trabalho da talha de uma forma mais séria. Decidido a aprofundar o seu conhecimento na arte da madeira frequentou um curso de carpintaria / marcenaria e de restauro de móveis. Neste curso aprendeu várias técnicas que lhe permitiram restaurar mobiliário e obras de arte antigas, assim como realizar trabalhos em talha de madeira com uma qualidade superior aos antigos realizados.
Apesar de gostar de criar a partir da sua própria inspiração, dá-lhe um especial gozo conseguir captar as motivações e os sentimentos que se escondem nos trabalhos que lhe são encomendados.

Sem comentários: