terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cafeteira

Com o nº. de inventário CAT 222.MET, apresentamos hoje mais uma peça de metal do espólio do Centro de Artes Tradicionais.
Esta cafeteira de base circular, vai estreitando ligeiramente até ao bordo, que é saliente. Possui uma tampa, também circular, e tem uma pega semicircular ao centro, com as laterais dobradas. A asa, semicircular, foi fixa ao bordo. Esta é de latão e apresenta volutas na extremidades, onde por sua vez foi fixa a uma pequena asa circular, pregada e soldada à peça. Também uma asa lateral foi soldada à peça, entre o bordo e o bojo, apresenta na parte superior uma folha, dobrada a forrar o seu interior.
O aparecimento de folhas metálicas representou uma revolução, ao permitir confeccionar artefactos leves e resistentes que rapidamente vieram substituir os até então produzidos em barro ou madeira.A folha de Flandres, ou chapa zincada, adaptáveis à satisfação de necessidades com determinada especificidade como objectos domésticos ou artigos agrícolas, tudo era executado pelos latoeiros.
A latoaria teve o seu auge antes do aparecimento de matérias-primas concorrentes como o plástico. A introdução deste novo material no mercado provocou uma crise no sector da latoaria, que deixou de ter capacidade para concorrer com uma produção industrializada, que coloca no mercado objectos similares, mais leves e duradouros, a preços reduzidos. Por isso, os actuais latoeiros sentem dificuldades em manter-se no ofício, sobrevivendo porque há artefactos tipicamente feitos neste material, ou porque alguns dos objectos utilitários do passado são actualmente procurados como artefactos decorativos (LIMA, 2001).

Sem comentários: