sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CENTRO DE ARTES TRADICIONAIS CELEBROU MAIS UM ANIVERSÁRIO

O Centro de Artes Tradicionais de Évora celebrou ontem, dia 21 de Setembro, o seu segundo aniversário, ao organizar a conferência “A Evolução dos Bordados e Barros de Nisa – Ponto por Ponto, Pedra por Pedra”, proferida pela Dra. Carla Sequeira, técnica superior do Museu do Bordado e do Barro de Nisa.

A Dra. Carla Sequeira destacou o ponto “caramelo”, que teve origem em Itália no século XVI, como a base dos alinhavados de Nisa, assim como, a técnica das aplicações em feltro, cujos trabalhos em faixa são provenientes da Beira Baixa.

Sobre a olaria pedrada de Nisa ficou-se a saber que todas as peças possuem um desenho simétrico na sua decoração. Os motivos dos girassóis, corações, espiga de milho e “cobrinhas” estão presentes nas diferentes tipologias de pedrado: Pedrado de 1.ª - onde a decoração da peça é muito trabalhada, Pedrado de 2.ª, as peças apresentam um desenho mais simples e Pedrado de 3.ª ou Pedrado antigo, característico por ter um desenho mais aberto.

Seguiu-se à conferência uma visita à exposição temporária, dedicada ao Artesanato de Nisa, onde foram explicadas as diferentes técnicas com mais pormenor. Na assistência estiveram presentes artesãos, representantes da Câmara Municipal de Nisa, da Associação de Artes e Ofícios de Évora, da Direcção Regional da Agricultura e Pesca de Évora, do Governo Civil de Évora, assim como professores, estudantes universitários, guias turísticos, coleccionadores, entre outros.

Sem comentários: