quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Olaria de São Pedro do Corval presente no próximo sábado

No sábado 12 de Setembro, a Olaria Egídio Santos vai estar presente na sessão de Artesanato ao Vivo no Centro de Artes Tradicionais, em Évora. Aproveitamos esta oportunidade para publicar aqui um pouco sobre a história deste centro oleiro.
S. Pedro do Corval é considerado o maior do país com 26 olarias em actividade que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo. A olaria de S. Pedro do Corval data a sua existência, ao menos, do período da dominação árabe, conforme o atesta o teor do Foral Afonsino outorgado a Monsaraz em 1276, mas também, a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso.
Em S. Pedro do Corval podem ser encontradas as mais belas e formosas peças de barro, trabalhadas por habilidosos artesãos que assim continuam uma tradição multissecular de fabrico de louça tosca, vidrada e decorativa, de extraordinário valor estético e etnográfico. Artesãos que dão provas da sua arte aproveitando os magníficos barros das herdades vizinhas da Revilheira, da Folgoa, do Duque e de Avieiros, conjugando, assim, as matérias-primas que os recursos naturais ainda oferecem.

Sem comentários: