sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Depoimento de Conceição Gadeiro

Nasci em Gavião em 21/09/54, terra de toda a minha família, onde casei e baptizei meus filhos. De cá saí com 3 anos, vivi no Ribatejo, Trás-os-Montes e por fim Lisboa, onde estudei na Escola Industrial Dona Luísa de Gusmão.
Em 74 empreguei-me na CP, onde trabalhei sempre na Direcção de Informática, em 2000 saí da parte técnica e fui secretariar o director (que por acaso é de Évora). Saí da empresa no final do ano de 2006.
Quando os meus filhos já estavam mais crescidos e não precisavam tanto dos meus cuidados, em horário pós-laboral fui fazendo toda a formação que podia: Cerâmica, 2 anos na Barracha-professora Susana Cintra. Pintura em Porcelana, 10 anos - professora Laura Pinho. Óleo e Aguarela, 1 ano - professora Rita Fialho. Curso de flores artificiais, em vários materiais, como por exemplo casca de cebola.
Faço trabalhos em cortiça e pele de cortiça. Fiz pesquisa e reprodução de técnicas antigas de bordado, como por exemplo o bordado a semente de melão. Apresentei um quadro com esta técnica na Associação dos Artesãos de Lisboa e Arredores e com ele fui aceite como sócia. Sou sócia da União Portuguesa de Arte em Porcelana - UPAP.
Tenho recebido alguns prémios nos concursos de presépios e tronos de Santo António, pela Associação dos Artesãos. Uma menção-honrosa na área do bordado no concurso Sintra em Flor em 2008. Estive na FIA em 2008 e 2009, pelo distrito de Portalegre. Recentemente foi-me dado pelo PPART o selo de reconhecimento de Unidade Produtiva Artesanal e de Artesão. Tenho o Certificado de Aptidão Profissional-CAP e inscrita na bolsa de formadores pelo Alentejo.
Tenho participado em workshops e conferências na área do artesanato, a última em Setembro de 2009 na Conferência Internacional de "Criatividade um Desafio Permanente" em Coimbra. Dou aulas na Universidade Sénior de Gavião em regime de voluntariado. Para além das artes tenho cursos de Informática e Inglês, sou sócia do National Geographic, da livraria Folio em Londres.
No início de 2007 vim viver para a minha terra, recuperei a minha casa e com a ajuda do IEFP fiz um projecto, em 2008 abri a minha loja/oficina - Artes e Saberes, que funciona no rés-do-chão da minha habitação.

Sem comentários: