sábado, 23 de janeiro de 2010

Registos e Maquinetas de Guilhermina Maldonado

Guilhermina Maldonaldo, artesã de Estremoz, dedica-se à execução de presépios em maquinetas e registos, alguns dos quais na exposição "Presépios do Alentejo". Publicamos hoje um excerto de uma entrevista concedida pela própria em 2002: Sobrinha de Venceslau Lobo (dono dos Museus de Cristo de Borba - actualmente em Sousel - antiquário de grande gabarito). Na casa do meu tio existiam muitos registos e maquinetas que ele adquirira. Eu gostava muito de ver aquelas maravilhas. Já numa fase da vida com certa maturidade, por volta dos 37 anos, dediquei-me a fazer estas peças.
A primeira exposição que fiz foi promovida pelo senhor Vermelho, então director do Museu, intitulada “Guilhermina Maldonado e o falar das mãos (1987)”. As pessoas gostaram, começaram a pedir, incentivaram-me a fazer exposições e foi tudo uma bola de neve. É preciso divulgar a feira de artesanato de Estremoz, não há publicidade e isso é muito importante.
Considero que esta arte está em franca expansão. Nunca vi trabalhos iguais aos meus. Não são melhores nem piores, são diferentes. Procuro pôr sempre o antigo. Contacto com muitos antiquários, o que me permite adquirir grande conhecimento nesta matéria. Tenho sempre muitas encomendas. Ensinei a uma senhora de Évora e de Castelo Branco. Gosto de passar testemunhos do ofício para que este tenha continuidade. Muitos trabalhos que tenho para executar são feitos com colaboração dessas pessoas porque sozinha não tenho disponibilidade.
NA OFICINA Procuro em alfarrabistas as gravuras a preto e branco. Os tecidos, as flores, galões antigos também são materiais difíceis de encontrar. Concebida a ideia, o vidro é cortado à medida do modelo, é armado e depois cortada a parte de trás do registo. É sobre essa parte que executo a decoração. Esta pode ser bordada a ouro, prata ou simplesmente com linhas de seda. Os motivos bordados são da minha inspiração. Por fim, fecho a caixa que é toda colada e contornada com galões de papel.
Contactos
Guilhermina de Sousa Maldonado Rua Heróis da Índia, 30 – 1º 7100-103 Estremoz telefone 268322696

Sem comentários: