quarta-feira, 21 de abril de 2010

Produtos tradicionais de Santiago do Cacém em exposição no Centro de Artes Tradicionais

Viajar no concelho de Santiago do Cacém é partir à descoberta de um património único, onde os ricos sabores sobrevivem no paladar, na história e na tradição.

Para além da diversidade gastronómica de um concelho que das serras se estende pela planície até ao mar, pretendemos aqui promover um conjunto de produtos que fazem parte da nossa alimentação, confeccionados segundo técnicas tradicionais, e que podem ser adquiridos directamente no produtor.

Das verdadeiras iguarias existentes na região destacamos o vinho, o mel, o azeite, os queijos, a doçaria, as tradicionais alcomonias, o bolo de Santiago, os licores de poejo e murtinhos, o pão de excelente qualidade, que pode ser adquirido nas padarias juntamente com o bolo de torresmos e o bolo de massa de pão, diversos enchidos caseiros como a linguiça e o chouriço, que são vendidos e em muitos casos confeccionados nos próprios talhos, existindo diversas variedades, consoante os temperos usados. Citado de: Palmo a Palmo, Santiago do Cacém, 2.ª edição, Agosto de 2004

Sem comentários: