quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A nossa primeira exposição temporária foi dedicada aos Bonecos de Estremoz

Ao centro do salão do Centro de Artes Tradicionais, existe um espaço de exposições temporárias, onde decorreu até 3 de Fevereiro deste ano a exposição “Bonecos de Estremoz. Mimos e Figuras da Tradição”.
Esta exposição teve como objectivo exemplificar que as figuras em barro de Estremoz são uma das mais fecundas manifestações artísticas do Distrito de Évora, onde se estabeleceu uma continuidade criativa a partir da escultura erudita das imagens e presépios em terracota.
Realizada graças ao empréstimo de peças provenientes do espólio do antigo Museu do Artesanato e do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho, de Estremoz, que ajudaram a compreender o percurso histório desta arte, uma vez que as peças existentes do nosso espólio são relativamente recentes, de meados do século passado, da autoria de Sabina da Conceição Santos, neta do fundador da Olaria Alfacinha Caetano da Conceição . A barrística de Estremoz surgiu com a com a produção de pequenas esculturas de santos e figuras de presépios a partir do século XVIII, evoluindo para figuras populares, representativas de várias profissões e classes sociais. As primaveras, por exemplo, estão associadas à festa da primavera enquanto os pretos ligados a antigos festejos populares dos cortejos de Carnaval, onde apareciam negros a dançar.

Sem comentários: