sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Atelier de Criação de Máscaras no Carnaval

Nos dias 30 e 31 de Janeiro, o MONTE/ ACE organizou um Atelier de Carnaval para crianças da Escola Básica 2/3 de Santa Clara, com o objectivo de expor posteriormente esses trabalhos. Partindo de um trabalho de continuidade desenvolvido anteriormente por esta escola, em torno dos bonecos de Estremoz, foi proposto ao grupo que, inspirando-se em acessórios e características faciais dos bonecos, os re-interpretassem como máscaras de Carnaval.
Em termos materiais/ técnicos propôs-se a exploração do barro (como no artesanato de Estremoz), para a criação de formas tridimensionais de rostos sobre bases de gesso. O uso de papel de jornal com a técnica de Papel Maché e os recortes de papel, para recobrir os rostos, permitiu redefinir utilizações dos recortes de papel presentes na Exposição Permanente do Centro de Artes Tradicionais.
Este trabalho teve como principal objectivo desafiar para um novo olhar sobre o artesanato regional, além de estimular as novas gerações para o reconhecimento e valorização do seu património, reforça-se um sentido de identidade e pertença. Esta iniciativa promoveu também uma reflexão sobre os valores e identidades representados pelas diferentes expressões artísticas tradicionais.

Aproveito esta oportunidade para agradecer, uma vez mais, a colaboração de todos os participantes: Alunos – Ana Raquel Maltinha; Catarina Figueiredo; Célia Vasconcelos; Cláudia Rêgo; Diogo Correia; Helena Guerreiro; Laura Silva; Lorrayne Lerbach; Luís Santos; Maria Inês Freire; Maria Margarida Borges; Miguel Orvalho; Patrícia Barroso; Raquel Morais; Tiago Rodrigues.

Professores – Vítor Maltinha e Filomena Coquenão.

Monitora do Atelier - Rita Carrilho.

Citado: MONTEACE.

Sem comentários: