quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A HISTÓRIA DO COBRE

No âmbito da exposição "Utensílios tradicionais de culinária", deixo-vos hoje um trecho sobre a história do cobre, por muitas das peças presentes serem deste material, que já tem uma longa história:
O cobre, o primeiro metal usado pelo homem, era já conhecido por algumas das mais antigas civilizações da história da humanidade. A história já confirma o seu uso há mais de 10.000 anos. As mais antigas menções ao uso deste nobre metal vêm da Bíblia, nomeadamente do Velho Testamento.
Os principais depósitos de cobre da Antiguidade estavam localizados no Sinai, na Síria, no Afeganistão, em Chipre, na Macedónia, na Ibéria e na Europa Central. As principais minas europeias da Era do Bronze localizavam-se na Áustria, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Grécia e Tirol.
Na antiga China fabricavam-se bronzes de excelente qualidade em 1200 a.C., estabelecendo um manifesto domínio na metalurgia sem comparação com a do Ocidente.
Na Europa os fenícios importaram o cobre da Grécia, não tardando em explorar as minas do seu território, como atestam os nomes das cidades Calce, Calcis e Calcitis, ainda que tenha sido Chipre, a meio caminho entre Grécia e Egito, por muito tempo o país do cobre por excelência. O cobre foi representado com o mesmo signo que Vênus (a Afrodite grega), pois Chipre estava consagrada à deusa da beleza e os espelhos eram fabricados com este metal.
Com os romanos, iniciou-se uma era de uso mais intensivo do cobre. O emprego do metal espalhou-se por todas as regiões em que suas legiões chegaram. A maior parte do cobre romano veio da ilha do Chipre, que eles chamavam Cyprium, e da qual derivou a palavra Cuprum, dando origem também à sigla "Cu" como símbolo químico do cobre.
A propriedade do cobre, do bronze e o latão para resistir à corrosão fez com que estes metais permanecessem não só como matéria-prima para artigos decorativos, mas também como um elemento funcional durante a Idade Média e nos séculos seguintes, da Revolução Industrial até aos nossos dias. Durante grande parte do século XIX a Grã-Bretanha foi o maior produtor de cobre do mundo, mas a importância que o metal vermelho foi adquirindo a cada dia motivou a abertura de novas minas noutros países como Estados Unidos, Chile e posteriormente a África, superando-se em 1911 a cifra de um milhão de toneladas de cobre fino. A partir da Revolução Industrial foram descobertos novos e importantes usos para o cobre e os progressos obtidos na metalurgia permitiram produzir várias outras ligas deste metal, incrementando-se seus campos de aplicação.

Sem comentários: