sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Como se faz uma peça de latoaria

A produção de objectos de folha de Flandres depende de uma série de operações de rebatimento e dobragem que, por vezes, exige pontos de solda, de peças previamente riscadas e cortadas a partir de moldes.
Assim, para se obter um objecto de latoaria procede-se, primeiramente, à riscagem da peça e consequente corte a partir de moldes. Seguidamente, efectuam-se os vincos e as dobras. Com a ajuda de uma bigorna estreita, bate-se a chapa com o maço de madeira e, finalmente, soldam-se os vários componentes.
Trata-se, portanto, de um processo de fabrico simples que requer do artesão mais habilidade manual do que, propriamente, a utilização de recursos técnicos ou ferramentas complexas.Deste modo, os instrumentos utilizados pelo latoeiro reduzem-se a uma tesoura para cortar a chapa, um maço de madeira ou "mascoto" para bater a folha, uma bigorna e uma trancha (para efectuar a curvatura das peças) e uma máquina de dobragem. Através deste processo de fabrico são feitos diversos objectos, nomeadamente candeias, candeeiros e lanternas que, antigamente, se distinguiam nas linhas de produção do latoeiro pela sua utilidade doméstica e mesmo profissional, e os regadores, que eram feitos em chapa zincada.

Sem comentários: