quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Latoaria tradicional na próxima sessão de Artesanato ao Vivo

A tradicional arte da latoaria que, outrora, mobilizava muitos artesãos, os quais executavam uma gama variada de objectos em folha de Flandres foram muitos populares, na medida em que estavam bem adaptados à sua função na vida rural, num passado ainda recente.
Contudo, ainda que existam certas peças de latoaria que respondam às necessidades da vida rural e que continuam a ser fabricadas nalgumas oficinas, com a descoberta da electricidade, do plástico e da produção em série, muitos utensílios de folha de Flandres perderam a sua função inicial ou foram substituídos por outros.
Algunss artigos de latoaria ligados com as actividades rurais - a lata para conservação de chouriço, o funil para enchidos, a marmita para transporte de comida para o campo, o cântaro para água, a bilha para o azeite, a bilha para o leite , o funil para o vinho, as candeias e as lanternas ainda hoje são objectos usados na vida rural, mas com menor procura ao nível comercial.
A sua refuncionalização, como objecto de adorno, ou através das miniaturas, assegura a continuidade desta actividade artesanal, hoje em franco declínio.
Venha conhecer no Centro de Artes Tradicionais um dos poucos artesãos que trabalham em latoaria na região de Évora, no dia 5 de Setembro, a partir das 15 horas.
Citado http://arte-na-lata.blogspot.com/2007/08/latoaria-tradicional-heranca-de-portugal.html

Sem comentários: