terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PRESÉPIO DE ANTÓNIO PALMIRA RODRIGUES

António Palmira Rodrigues, oleiro de Mourão, também está representado na exposição temporária "Presépios do Alentejo", com uma peça pertencente à colecção do Major General Canha da Silva. Publicamos também um excerto de uma entrevista concedida por este artesão em 2002:
Apesar de estar empregado, tenho estado sempre ligado ao artesanato. O meu pai é uma pessoa habilidosa, sempre o vi dedicar-se a desenhar e a estudar obras. Talvez por isso adquiri o gosto. Agora estou desempregado e passei a dedicar-me em exclusivo ao artesanato. Actualmente (2002) estou a dedicar-me à mistura de pintura com escultura. É um misto de arte/ artesanato. Mesmo que seja um pouco mais caro, mas é diferente dentro dos artigos regionais. Importa preservar e ter qualidade dentro daquilo que se faz. Estive a fazer uma atelier com exposição onde posso trabalhar e receber produtos para escoamento. Sempre tenho tido uma vocação para estas coisas. Muitas vezes faço sem levar dinheiro. Mas gosto de fazer. Já dei aulas de trabalhos manuais. Tenho feito várias exposições, a última foi em Viana do Alentejo e Moura, e a próxima que se segue é na Casa do Alentejo, em Lisboa. Acho que o artesanato tem pernas para andar. São os próprios artesãos que o vão matar ou não. Se é artesanato não introduzam a máquina. Contactos:
ANTÓNIO PALMIRA RIÇO RODRIGUES
Dr. José Joaquim de Vasconcelos Gusmão, 11
7240-254 MOURÃO
Telefone: 935865520

Sem comentários: