segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PRESÉPIO DE ISABEL CATARRILHAS PIRES

Outra artesã de Estremoz, a quem o Major General Canha da Silva adquiriu um presépio que está na exposição "Presépios do Alentejo" é o de Isabel Catarrilhas Pires.
Publicamos hoje um excerto de uma entrevista concedida pela artesã em 2002, durante o recenseamento dos artesãos do distrito de Évora:
Iniciei a aprendizagem com algumas peças simples, mas não cozia o barro. Não aprendi com ninguém, excepto o processo de cozedura. Foi através de experiências que evoluí. Comecei a actividade em 1986. O que eu entendo pela Barrística de Estremoz, tem muito a ver com as características fundamentais e com a criatividade que cada artesão geralmente lhe imprime. Comparando o boneco do século XVIII com os do século XX são diferentes. Os bonecos nascem nus, e vai-se vestindo. Isso é tipicamente característico. Cada artesão tem uma forma própria de realizar. Os meus modelos nada têm com o estilo tradicional de Estremoz. Acho que ninguém faz igual. Interessei-me pelas figuras do Museu Municipal de Estremoz, as mais antigas, e atribuí-lhes um cunho pessoal. Segundo o antigo director do museu, o prof. Joaquim Vermelho o meu trabalho assume um tratamento naturalista menos ingénuo, ao reflectir um sentido de observação pelos mais pequenos pormenores. A minha divulgação tem sido em “bola de neve”. Um cliente traz outro e assim sucessivamente. Em 1992 ganhei um prémio especial de cerâmica com o trabalho “O quiosque”. Participei na F.I.A. de 1993 a 1995 e em 2001 através do I.E.F.P. Contactos:
Maria Isabel Dias Catarrillhas Pires Bairro da Salsinha, Rua Nossa Senhora do Carmo - lote 37 7100-102 Estremoz Telefone 268322183. 964294389

Sem comentários: