A partir de 1/2/11 este blogue deixa de ter sentido para o qual foi criado, uma vez que a responsável pela sua concepção teve de deixar um museu a que tanto se dedicou. As mudanças sucedem-se... É preciso resistir e encarar o futuro positivamente. E o passado fica para trás. Mas nunca o devemos esquecer! Porque reabrir um museu e torná-lo operacional não foi tarefa fácil. Por isso,este blogue continua online, passando a divulgar apenas a cultura popular e a importância dos museus na comunidade!
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
A aprendizagem de Pedro Mestre
Bailão –, dando continuidade ao Grupo de Violas Campaniças de Castro Verde, no qual fica a tocar com o mestre Manuel Bento. Neste ano também se dedica à construção de Violas Campaniças, que aprendeu a construir com o artesão Amílcar Silva. Em 2003, fundou, na Aldeia da Sete, a Associação de Cante Alentejano “Os Cardadores, com o objectivo de preservar os usos e costumes do concelho de Castro Verde. Neste ano e, em 2004, foi formador na Escola/Oficina de Violas Campaniças, dinamizada pela Cortiçol – Cooperativa de Informação e Cultura de Castro Verde. Em 2007 foi participação especial no espectáculo multicultural, “O Homem que À Terra Canta”, no IV Encontro de Culturas de Serpa (Portugal), que reuniu artistas de Portugal, Brasil, Espanha e Cabo Verde. Em 2007 lançou ao lado do Violeiro do Brasil Chico Lobo o Cd 'Encontro de Violas – Viola Campaniça e Viola Caipira" – trabalho inédito no mundo e que demonstra como duas culturas podem interagir pelas cordas das violas"Nos anos lectivos 06/07 e 07/08 foi animador de música tradicional/cante alentejano, na disciplina de música tradicional/cante Alentejano nos quatro anos de escolaridade dos alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico, do concelho de Almodôvar.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
A viola campaniça
Citado de: http://pedromestrecampanica.blogspot.com/
domingo, 27 de setembro de 2009
Dia Internacional do Turismo de 2009
O Dia Mundial do Turismo, a 27 de Setembro, dia instituído em 1980 pela Organização Mundial do Turismo - OMT é dedicado este ano ao tema “Mudanças Climáticas: o turismo em busca da Ecoeficiência”.
sábado, 26 de setembro de 2009
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
CENTRO DE ARTES TRADICIONAIS CELEBROU MAIS UM ANIVERSÁRIO
O Centro de Artes Tradicionais de Évora celebrou ontem, dia 21 de Setembro, o seu segundo aniversário, ao organizar a conferência “A Evolução dos Bordados e Barros de Nisa – Ponto por Ponto, Pedra por Pedra”, proferida pela Dra. Carla Sequeira, técnica superior do Museu do Bordado e do Barro de Nisa.
A Dra. Carla Sequeira destacou o ponto “caramelo”, que teve origem em Itália no século XVI, como a base dos alinhavados de Nisa, assim como, a técnica das aplicações em feltro, cujos trabalhos em faixa são provenientes da Beira Baixa.
Sobre a olaria pedrada de Nisa ficou-se a saber que todas as peças possuem um desenho simétrico na sua decoração. Os motivos dos girassóis, corações, espiga de milho e “cobrinhas” estão presentes nas diferentes tipologias de pedrado: Pedrado de 1.ª - onde a decoração da peça é muito trabalhada, Pedrado de 2.ª, as peças apresentam um desenho mais simples e Pedrado de 3.ª ou Pedrado antigo, característico por ter um desenho mais aberto.
Seguiu-se à conferência uma visita à exposição temporária, dedicada ao Artesanato de Nisa, onde foram explicadas as diferentes técnicas com mais pormenor. Na assistência estiveram presentes artesãos, representantes da Câmara Municipal de Nisa, da Associação de Artes e Ofícios de Évora, da Direcção Regional da Agricultura e Pesca de Évora, do Governo Civil de Évora, assim como professores, estudantes universitários, guias turísticos, coleccionadores, entre outros.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Castelo de Marvão reproduzido por Nelson Ramos
Hoje publicamos algumas peças criadas pelo escultor Nelson Ramos, residente em Marvão, que gosta de reproduzir o famoso castelo desta localidadequarta-feira, 23 de setembro de 2009
Pedro Mestre e as suas violas campaniças
terça-feira, 22 de setembro de 2009
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
CENTRO DE ARTES TRADICIONAIS CELEBRA O SEU 2.º ANIVERSÁRIO
domingo, 20 de setembro de 2009
Centro de Artes Tradicionais adere ao Facebook
Faz hoje dois anos que o Centro de Artes Tradicionais foi inaugurado com pompa e circustância! Para celebrar o nosso 2.º Aniversário aderimos à rede Facebook, como uma forma de nos aproximarmos dos nossos visitantes e artesãos!
Visite-nos em http://www.facebook.com/profile.php?id=100000248628489&ref=name
Se preferir venha assistir amanhã à tarde, pelas 16.30 à conferência proferida pela Dra. Carla Sequeira sobre "A evolução do bordado e do barro de Nisa - Ponto por Ponto, Pedra por Pedra". Celebre connosco os dois anos de abertura oficial ao público do Celeiro Comum!
sábado, 19 de setembro de 2009
A aprendizagem de um escultor de madeira do castanheiro
Nelson Ramos, nascido em 1973 em Faro, rendeu-se à beleza da Vila de Marvão e trocou o Algarve pelo Alto Alentejo.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Amanhã à tarde sessão de artesanato ao vivo com Nelson Ramos
Amanhã à tarde, a partir das 15 horas, Nelson Ramos, residente em Marvão, vai estar presente nas Sessões de Artesanato ao Vivo do Centro de Artes Tradicionais e executar peças em madeira de castanheiro.