Artesanato ao vivo, com Vitória Duque, da Olaria Mértola.
A partir de 1/2/11 este blogue deixa de ter sentido para o qual foi criado, uma vez que a responsável pela sua concepção teve de deixar um museu a que tanto se dedicou. As mudanças sucedem-se... É preciso resistir e encarar o futuro positivamente. E o passado fica para trás. Mas nunca o devemos esquecer! Porque reabrir um museu e torná-lo operacional não foi tarefa fácil. Por isso,este blogue continua online, passando a divulgar apenas a cultura popular e a importância dos museus na comunidade!
terça-feira, 30 de setembro de 2008
VEJA ALGUMAS FOTOGRAFIAS DAS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO TURISMO
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Acabamos o ano de 2007 em beleza!
Cerca de 50 pessoas assistiram ao concerto de Natal do grupo local "Cantares de Évora" nas instalações do Centro de Artes Tradicionais/ Antigo Museu do Artesanato. A Região de Turismo de Évora celebrou a quadra natalícia com a apresentação de um Concerto de Natal no dia 21 de Dezembro de 2007, justamente no dia em que este espaço comemorava três meses de funcionamento.
A actuação, ficou a cargo do Grupo Coral e Etnográfico "Cantares de Évora", um grupo local com cerca de 30 anos de existência, responsável pelo levantamento de um repertório de canções tradicionais e que nos deliciou com os seus temas natalícios, como cânticos ao Menino ou os Reis.
domingo, 28 de setembro de 2008
A nossa primeira visita guiada
sábado, 27 de setembro de 2008
Hoje é Dia Mundial do Turismo
A entrada é livre!
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Jornadas Europeias do Património
27 e 28 de Setembro. Com o tema proposto - "no património... ACONTECE" - pretende-se propiciar novas oportunidades de reencontro das pessoas e das comunidades com o mundo do património e dos monumentos, reforçando essa ligação através de acções que promovam a sua re-apropriação com um carácter efémero. http://www.ippar.pt/pls/dippar/agenda_detalhe?xcode=12803717
Nós estamos na página 31.
Citado: http://www.ippar.pt/
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Planeie as suas férias em papel reciclado
comemorações do Dia Mundial do Turismo deste ano, encontra-se o tema: “Turismo: Respondendo ao desafio das alterações climáticas”. Segundo o Secretário-geral da OMT, Francesco Frangialli, “a mudança climática é um dos maiores desafios globais, em geral, e para o desenvolvimento sustentável e para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas, em particular”.Partindo deste apelo, a Comissão Instaladora da Área Regional Turismo do Alentejo, incentiva todos os visitantes que passem no dia 27 de Setembro pelo Antigo Museu do Artesanato, a reflectirem nesta temática através da sua própria atitude enquanto turistas. terça-feira, 23 de setembro de 2008
A nossa primeira doação
domingo, 21 de setembro de 2008
HOJE À TARDE TEMOS ARTESANATO AO VIVO
O Centro de Artes Tradicionais comemora hoje um ano de funcionamento!! Como o nosso trabalho é divulgar o artesanato do distrito de Évora, ao celebrar este dia especial, convidámos um oleiro do Redondo para fazer artesanato ao vivo durante a parte da tarde. sábado, 20 de setembro de 2008
Há um ano a nossa inauguração foi assim!!!
Há um ano foi assim!!!
Os nossos primeiros visitantes
No dia 20 de Setembro de 2007, tivemos a alegria de finalmente reabrir o Centro de Artes Tradicionais, projecto onde toda a equipa da RTE se esforçou para concretizar ao longo de vários anos!quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Conferência "Olaria do Redondo a partir do século XIX"
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO TURISMO
- Conferência: "Olaria do Redondo a partir do século XIX. A colecção do Dr. Carmelo Aires”, Dra. Luísa Gancho, 15 horas. Inscrição gratuita. Número máximo de participantes: 20 pessoas. – Artesanato ao vivo: Olaria do Redondo, Vitória Duque, 15-18 horas. Já sabe, basta aparecer! Traga os seus amigos e família!! Para mais informações e inscrição, contacte: Centro de Artes Tradicionais Largo 1.º de Maio, n.º 3 7000-650 Évora (Junto à Capela dos Ossos) Telefone – 266 77 12 12 Fax – 266 730 450 Email – cat.celeirocomum@mail.telepac.pt
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Celebre connosco o nosso primeiro aniversário!!
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Festa Ibérica da Olaria e do Barro
A Região de Turismo de Évora esteve presente na XV Festa Ibérica da Olaria e do Barro, que decorreu entre 29 de Maio a 1 de Junho, em Salvatierra de los Barros.domingo, 14 de setembro de 2008
QUARTA NA EXPOSIÇÃO "REDONDO - UM SÉCULO DE BARROS"
Ainda vai a tempo de se inscrever para a visita guiada do dia 20 de Setembro, dada pelo comissário, Dr. Carmelo Aires, este coleccionador vai surpreender-vos com as histórias que tem para vos contar de cada peça!
CITADO DE: CATÁLOGO "REDONDO- UM SÉCULO DE BARROS"
sábado, 13 de setembro de 2008
Centro de Artes Tradicionais disponibilizou ainda um ciclo de cinema
Com o apoio da União Europeia / Fundo Social Europeu, Leader + e do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, todas as sextas-feiras, às 19 horas, passaram filmes de realizadores portugueses, como "Entraste no jogo tens que jogar, assim na terra como no céu" e "Elogio ao 1/2" de Pedro Sena Nunes, "Ainda há pastores", de Jorge Pelicano e "Floripes", de Miguel Gonçalves Mendes.
Associada à promoção das artes e ofícios tradicionais preconizada pela Loja do Celeiro, esta mostra de filmes nacionais de identidade rural/tradicional focou características regionais específicas (arquitectónicas, culturais, históricas, mitológicas, simbólicas) do nosso país, mostrando como a arte, a cultura, as tradições, o ambiente, podem ser olhados de outra forma, sendo uma fonte simultânea de criatividade, identidade e diversificação, em relação ao que indiscriminadamente importamos de outros países.
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
E JÁ ATINGIMOS O VISITANTE 10.000
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Actividades "Cerâmica com histórias"
No mês de Maio, a tradição do Redondo serviu de ponto de partida para que as crianças realizassem também a sua peça de cerâmica riscada.
o, no qual puderam descobrir várias pistas (fez-se uma comparação dos utensílios que usamos no passado e no presente, ex. alforge passado do saco plástico e bagageira do carro) e participar numa dramatização, baseada na história da galinha dos ovos de ouro. No fim da actividade, todos riscaram e pintaram o seu azulejo.
Graças ao entusiasmo das educadoras, realizamos actividades especiais, no âmbito da "Cerâmica com histórias" nos seguintes dias:quarta-feira, 10 de setembro de 2008
COMEMORAÇÕES DO 1º ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE ARTES TRADICIONAIS
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Centro de Artes Tradicionais promovido na SIC
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
As peças da exposição "As minhas primeiras cerâmicas"
Nesta exposição, organizada pela "Oficinas da Comunicação" mostramos azulejos previamente desenhados e pintados com técnicas de cerâmica – a majólica.
Nos azulejos estavam presentes desenhos de animais, comboios, e presépios, existindo um núcleo que complementava estes últimos através da sua representação bidimensional.
Também se expôs peças de escola da Cruz da Picada, onde as crianças preparam os desenhos e aplicaram no azulejo, assim como peças de um jardim de infância local. Previamente executadas pelo oleiro Xico Tarefa, responsável por cozer o barro, as crianças foram convidadas a aplicar técnicas de salpico e pinceladas.
domingo, 7 de setembro de 2008
As minhas primeiras cerâmicas
A Região de Turismo de Évora inaugurou no Celeiro Comum, no dia 20 de Março, a exposição “As Minhas Primeiras Cerâmicas”, uma mostra dos trabalhos das crianças que frequentaram os cursos promovidos pelo Ateliê de Cerâmica das Oficinas de Comunicação nos dois últimos anos.
A exposição reuniu os trabalhos de cerca de 40 “jovens” artistas com idades entre os 3 e os 11 anos, apresentando azulejos, pequenas esculturas, presépios e peças de olaria tradicional realizadas em creches e escolas de Évora ou então em cursos de maior duração, onde as crianças tiveram a oportunidade de experimentar o trabalho na oficina.
Esta iniciativa decorreu de um processo de aprendizagem que incluiu a pesquisa e ensaio de materiais, a realização de desenhos preparatórios, más e boas experiências com os vidros, as pastas cerâmicas e o processo de cozedura.sábado, 6 de setembro de 2008
“Re-interpretações do Artesanato/ O Olhar da Criança”
Os professores da disciplina de Educação Visual e Tecnológica deste estabelecimento desenvolveram igualmente com os alunos um projecto onde os Bonecos de Estremoz serviram de elemento de inspiração para a decoração de Natal da escola, parte desses trabalhos (realizados em esferovite) estiveram presentes nesta exposição, que esteve patente ao público entre 5 de Fevereiro a 18 de Março. sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Atelier de Criação de Máscaras no Carnaval
Aproveito esta oportunidade para agradecer, uma vez mais, a colaboração de todos os participantes: Alunos – Ana Raquel Maltinha; Catarina Figueiredo; Célia Vasconcelos; Cláudia Rêgo; Diogo Correia; Helena Guerreiro; Laura Silva; Lorrayne Lerbach; Luís Santos; Maria Inês Freire; Maria Margarida Borges; Miguel Orvalho; Patrícia Barroso; Raquel Morais; Tiago Rodrigues.
Professores – Vítor Maltinha e Filomena Coquenão.
Monitora do Atelier - Rita Carrilho.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
A nossa primeira exposição temporária foi dedicada aos Bonecos de Estremoz
teve como objectivo exemplificar que as figuras em barro de Estremoz são uma das mais fecundas manifestações artísticas do Distrito de Évora, onde se estabeleceu uma continuidade criativa a partir da escultura erudita das imagens e presépios em terracota.
A barrística de Estremoz surgiu com a com a produção de pequenas esculturas de santos e figuras de presépios a partir do século XVIII, evoluindo para figuras populares, representativas de várias profissões e classes sociais. As primaveras, por exemplo, estão associadas à festa da primavera enquanto os pretos ligados a antigos festejos populares dos cortejos de Carnaval, onde apareciam negros a dançar.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Presença do Centro de Artes Tradicionais na BTL 2008
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Divulgação do Centro de Artes Tradicionais na imprensa
Como resultado desta iniciativa sairam em meios de imprensa como o Expresso, o Público, a Visão, o Diário do Sul, o Jornal de Notícias, entre outros, títulos como "o Bom gosto alentejano", "o Alentejo mostra as suas artes"ou o "Alentejo - rota dos tapetes e olaria".

